Mulatólogo comenta os cinco ultimos anos do Concurso Musa do Carnaval SP do Caldeirão do Huck da Rede Globo.



As Escolas de Samba dos Grupos Especiais de São Paulo gravaram no dia 17 de dezembro, as eliminatórias do "Concurso Musa do Carnaval 2011, no Programa Caldeirão do Hulk, da TV Globo." As gravações serão exibidas em duas partes: nos dias 29 de janeiro e 12 de fevereiro.

As quatros melhores gravam a grande final que será exibida, no dia 26 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval.

Em 2010, a produção do programa elegeu uma campeã para São Paulo e outra para o Rio de Janeiro. A paulista Lilian Bragança venceu representando a Vai-Vai e a carioca Carol Crespo venceu no Rio representando a Unidos da Tijuca.

Analise do Mulatólogo sobre o Concurso:

Cada ano, um fato é importante, mas ficou claro que quem for a mais simpática, entrar nas piadas do Luciano e souber tirar proveito naquele momento prolonga sua passagem pelo programa.

Dos resultados nos últimos cinco anos.

Quando preparo uma candidata ou dou dicas, primeiramente, tenho que estudar o concurso, ver das últimas cinco eleitas, quais foram os critérios mais importantes que determinaram suas vitórias.

Ano de 2006
Neste ano, chegaram à final Tatiane Minerato e a carioca Mel Brito.

Analisando cuidadosamente cada entrada das candidatas, houve um momento que jurados quase deixaram Mel de fora. Mas acabou sendo salva pelo próprio Luciano Hulk.

Tatiane Minerato, loira, mas com samba no pé, veio corpo escultural, sambou super bem, mas a produção básica. A candidata Mel Brito, uma bela mulata,  também mostrou samba no pé, um belo corpo e a produção maravilhosa. Acredito que tenha levado vantagem na produção, embora Tatiane sambou um pouco mais, Mel Brito acabou vencendo a competição.

Conclusão
Foi um resultado justo, foi analisado o conjunto beleza, simpatia e Samba.


Ano de 2007

Este ano, percebi a valorização do samba no pé, mesmo os jurados pertencendo a classe artística e muitos julgando que eles não tem conhecimento em samba, senti o contrário, pois Camila Silva, não optou por um figurino luxuoso mostrando todo o corpo, mesmo assim, os jurados tiveram a capacidade de enxergar aquilo que vejo em Camila, ela samba muito, uma da melhores se não a melhor sambista de São Paulo. Essa tem futuro.

Conclusão
Foi um resultado super justo, Camila não deu a mínima condição para outra candidata e sua beleza e samba fizeram a diferença.


Ano de 2008

Como no ano de 2006, a beleza e o samba prevaleceram na pele de Renata Black e Tatiane Minerato. Acredito que a Renata estava mais iluminada naquele ano.

Conclusão
Resultado justo, novamente prevaleceu a beleza e do Samba.


Ano de 2009

Gabriela Vianna também não deu chance para suas concorrentes ao entrar com uma fantasia recheada de penas de faisões reais, maquiagem perfeita e muito samba no pé.

A segunda colocada, Lanna Moraes, representou muito bem sua comunidade. Mas, diante da produção perfeita de Gabriela Vianna, Lanna não teve chances de reverter a situação.

Conclusão
Resultado mais do que justo a produção fez a diferença.


Ano de 2010

Talvez o ano mais conturbado e difícil de entender. As favoritas eram Andreza, da Rosas de Ouro e Pámela, da Tom Maior. Mas prevaleceu a experiência de Lilian Bragança que, segundo relato das participantes, deu um show de conhecimentos durante a gravação chegando até a cantar o enredo do Vai-Vai. Como o programa não exibiu este fato, não podemos acompanhar na integra sua performance. Andreza da Rosas de Ouro que estava entre as favoritas acabou sendo eliminada pela bela performance de Lilian.

Conclusão
Foi o ano da experiência e do conhecimento.



O que pode acontecer em 2011?

Pela minha experiência, será, mais uma vez, o ano da beleza e do samba, já que temos candidatas para isso. Como não conheço todas as candidatas, prefiro não apostar em nenhuma. Mas não dá para negar que a candidata da Vai-Vai (Juliane Silvério) e a da Rosas de Ouro (Andreza) são bonitas, experientes e com pleno domínio na arte de sambar. As candidatas da outra chave estão muito forte e também podem chegar ao título.

O que deveria mudar?

Eu acho um absurdo o programa não dar um bom prêmio em dinheiro para as vencedoras já que o Caldeirão do Hulk tem audiência. As musas do brasileirão ganham e as "mulatas" não. Por que será?

Uma outra mudança interessante seria o concurso ser mais cedo, as passistas são eleitas quando o carnaval praticamente já acabou. Tenham dó!

O que acaba acontecendo?

A musa fica desvalorizada no mercado e a faixa fica guardada embaixo do colchão. Apenas tem sonho realizado, mas infelizmente, isso não vai pagar as dívidas que ela fez para comprar ou criar sua fantasia.

Se o próprio Luciano não abrir uma oportunidade no programa, ela fica famosa no universo do samba, consegue trabalhar mais com eventos, mas não muda muita coisa além disso.

Por Julio César
Foto: Lilian Bragança (Musa do Caldeirão 2010)
Arquivo Caldeirão

1 comentários:

Lyllian Bragança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.