Boi Caprichoso conquista Festival de Parintins de 2010

A 45ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começou na sexta (25) e foi até o domingo, escolheu o seu vencedor na manhã dessa segunda (28). Pela 18ª vez, o título foi para os azuis do boi Caprichoso.

Com o tema Melodia Natural - Um Canto de Amor à Vida, o boi azul fez 1235,4 pontos, dez a mais que seu concorrente, o boi Garantido, que entrou falando sobre a Paixão no nordeste brasileiro.

Os vencedores fecharam a primeira noite e abriram as duas seguintes com mais de 400 componentes. Ao final das apresentações, o público gritava "é campeão", já prevendo que o boi azul tiraria o título do Garantido, vencedor de 2009, pela 27ª vez.

O que mais me chamou atenção foi o fato do festival mantêr a cultura de seu povo repassando conceitos, valores e tradições sem alterações.

Quem realmente participa são as pessoas que fazem parte da cultura daquele estado e município, trazem consigo a história da sua nação, cultura, identidade de um povo.

O que distingue um país de todas os outros não é o seu território nem a sua bandeira, mas sim a sua cultura, desenvolvida ao longo de séculos e séculos.

Se esta cultura se esvair e se a sua história for esquecida, não existe mais essa nação. Uma nação só pode manter-se viva quando a sua cultura e a sua história se mantêm vivas.

0 comentários: